Exercícios / Teste 

Pretérito Perfeito x Pretérito Imperfeito

USO 1 – PARTE 1

Em português, usamos o pretérito imperfeito para  falar de um hábito do passado ou de um evento repetitivo no passado.

Veja o exemplo:

“Quando eu era criança, eu brincava de boneca”

Note que “brincar de boneca” era um hábito do passado, e que não ocorre mais no presente.

Compare:

“Agora que sou adulta, eu jogo basquete todo dia”

Na frase acima, verificamos que “jogar basquete” é um hábito do presente.

Veja agora mais um exemplo:

“No ano passado, eu esquiei uma vez”

Note que neste último exemplo trata-se de um evento passado (no ano passado) e pontual (uma vez) e, neste caso, usamos o pretérito perfeito.

Bom, vamos treinar um pouco agora?

Escolha a opção CORRETA para cada uma das frases a seguir.

Boa sorte!

CLIQUE AQUI PARA FAZER OS EXERCÍCIOS

Link | This entry was posted in MENU, TESTES / EXERCÍCIOS and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to TESTE – EXERCÍCIOS: Pretérito Imperfeito x Pretérito imperfeito – Uso 1: Rotinas e Evento

  1. estamos em aula virtual ?! tb gosto do nosso portugues brasileiro e comparar com o de Portugal

    • Oi Otávio!! Pois é! =) Os estrangeiros têm muita dificuldade em fazer uso do nosso passado! Bom, é bastante compreensível, né?! Acho legal fazer uma comparação entre a língua de ambos os países!! Vou reparar algo a respeito assim que eu tiver um tempinho! Valeu pela dica!!! Você tem algo sobre as festas folclóricas no norte e nordeste? E sobre a Amazônia? Abraços e boa noite (aliás, bom dia, aqui já é quase meia-noite e meia) afff…

      • Oi. É idioma muito interessante. Tenho sim da Amazônia vou começar postar nos 2 blogs ate 4a feira tem viagem pela Amazônia e fotos do boi de parintins tem o boto rosa e muita navegação. Depois vem ceara. Vc precisa de fotos ?? Diga como ? Então boa noite ainda estou trabalho bom fim‑de‑semana

Leave a Reply

